Sobre a Legionella

Sobre a Legionella
Uma sinopse sobre a Legionella

A Legionella, a bactéria responsável por causar a doença dos legionários, é uma das principais fontes de surtos de doenças transmitidas pela água. Investigações indicam que muitos casos poderiam ter sido evitados através de uma melhor gestão da água.. Neste artigo, discutiremos como os testes específicos de Legionella podem ser usados ​​no kit de monitorização.

Métodos de teste específicos para Legionella

Os testes específicos de Legionella podem ser feitos com diferentes propósitos, incluindo monitorização de rotina para verificar a eficácia do programa de gestão de água, para identificar locais de alto risco ou controlo crítico num sistema de água, ou como parte de uma investigação para identificar possíveis fontes de um surto de doença dos legionários. Os métodos de teste comuns de Legionella incluem testes de cultura e testes quantitativos de reação em cadeia da polimerase (qPCR).

Os testes de cultura de Legionella são realizados cultivando os organismos num meio seletivo. O método é complexo e realizado por laboratórios especializados. Uma das vantagens é que os testes são de confiança e conhecidos para muitos operadores de sistemas de água. Por esse motivo, existem muitas referências disponíveis para ajudar a estabelecer níveis de ação com base nos resultados da cultura. Uma desvantagem, no entanto, é que o teste requer longos períodos de incubação, portanto, os resultados geralmente não estão disponíveis até 10 a 14 dias após a coleta das amostras. Os testes de cultura também podem subestimar quantidades verdadeiras porque não detectam células viáveis ​​que não são cultiváveis.

O teste qPCR é um método rápido baseado em ADN, para monitorizar Legionella, que está a aumentar em popularidade.

As principais vantagens do teste qPCR são:

  • O teste é rápido, permitindo resultados dentro de 2,5 horas após a colheita da amostra
  • O teste é sensível e pode detectar células viáveis, mas não cultiváveis

A alta sensibilidade e os resultados rápidos permitem que o qPCR seja usado como uma ferramenta de triagem rápida para monitorização de investigação e de rotina. Além disso, os kits de campo qPCR garantem que os resultados sejam representativos das condições de campo, impedindo possíveis alterações que possam ocorrer na amostra enquanto estiver a ser transportada para o laboratório.

Devido às suas vantagens, esses dois métodos de teste podem complementar-se como parte de um programa abrangente de monitorização.

Se tiver alguma questão ou quiser obter mais informações sobre como o kit LuminUltra para monitorizar o seu plano de gestão de água, entre em contato connosco, aqui.

CONTACTE-NOS