MONITORIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA

MONITORIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA – Uma Poderosa Aliada na Gestão do Risco

A monitorização microbiológica da água é uma das ferramentas de maior importância para evitar riscos para a saúde pública. Para realizar esta medição, a Wase vai até si com testes de ATP de 2ª geração.

A medição de células vivas presentes na água fornece, em poucos minutos, informação rigorosa para um maior controlo microbiológico e, consequentemente, para a prevenção de riscos para saúde pública, como surtos de Legionella, de falhas em equipamentos e de degradação prematura das infraestruturas.

Onde há água, há risco de contaminação microbiológica. Quando esse risco não é monitorizado, a contaminação pode manifestar-se e criar grandes problemas.

Como se processa a Monitorização Microbiológica da Água?

Para monitorizar as células vivas e fazer um melhor controlo microbiológico, utilizamos testes de ATP de 2ª Geração. Esta tecnologia é única e foi projetada especificamente para fluidos.

Assim, apenas com um Luminómetro e um kit de testes, é possível medir a concentração microbiológica  e quantificar a contaminação microbiana da água.

Ao contrário dos testes de 1ª Geração, conhecidos como testes tipo “cotonete”, os testes de 2ª geração oferecem resultados quantitativos. Além do mais, não estão sujeitos a interferências e são capazes de extrair 95% das células vivas. Este é, por isso, o método mais fiável de monitorização microbiológica da água.

Processo de monitorização microbiológica da água
Testes de monitorização microbiológica LuminUltra

Onde podem ser aplicados os testes de ATP de 2ª Geração?

Águas Residuais 

Águas Sanitárias

Águas de Processo Industrial

Torres de Arrefecimento

Combustíveis

Qual o Papel da Wase neste Processo?

Laboratório portátil para monitorização microbiológica feita pela Wase
Laboratório portátil para monitorização microbiológica

Quando efetuamos as monitorizações microbiológicas da água, fazemos uso dos equipamentos de medição de ATP de 2ª Geração da LuminUltra.

Este processo de análise de 2ª Geração de ATP demora menos de 5 minutos para obter resultados e pode ser feito em qualquer lugar, desde laboratórios, ambientes hospitalares, passando por estações de tratamento, entre outros.

Oferecemos a análise da Monitorização Microbiológica da Água!

Como se processa a Monitorização Microbiológica da Água?

De forma sucinta, a monitorização microbiológica de 2ª Geração consiste na medição da concentração de microrganismos na água. Contudo, para se compreender o que é, de facto, esta monitorização, há que compreender também outros conceitos.

O ATP, ou trifosfato de adenosina, é a fonte de energia presente em todas as células vivas. Quando em contacto com a enzima Luciferase, através de uma técnica de luminescência, são gerados fotões.

Tendo em conta que o ATP está presente em cada célula viva, ao medir-se a quantidade de luz produzida pelo contacto entre esse e a Luciferase, é possível quantificar também a biomassa ativa na amostra, já que são diretamente proporcionais.

Estes testes de 2ª geração de ATP tornam possível quantificar todos os organismos vivos em ambiente líquido, tal como algas, fungos, protozoários e bactérias.

processo luciferase para monitorização microbiológica

Quais as vantagens de monitorizar os microorganismos na água?

A monitorização microbiológica, quando realizada com testes de ATP de 2ª geração, tem um elevado valor para as equipas gestoras, já que é um poderoso aliado na gestão de risco.

A tecnologia presente nestes kit de testes faz com que sejam ideais enquanto ponto de partida para a otimização de operações, mas também enquanto acompanhamento das mesmas.

ELEVADA SENSIBILIDADE

e resistência a interferências.

MITIGAR RISCOS DE CONTAMINAÇÃO

 em instalações com circuitos de água.

AVALIAR A EFICÁCIA DOS TRATAMENTOS

e detetar anomalias.

LOCALIZAR ZONAS CRÍTICAS

com crescimento de biofilme.

RESULTADOS EM POUCOS MINUTOS

que determinam a biomassa viva total.

CONTACTE-NOS PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O NOSSO SERVIÇO DE MONITORIZAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA

CONTACTE-NOS