COMBUSTÍVEIS

Enfrenta alguns destes desafios? Aqui está a razão.

Como a água entra, inevitavelmente, nos tanques de armazenamento de combustível, esta serve como terreno fértil para o crescimento microbiológico. Os hidrocarbonetos do combustível servem como fonte de alimento e, à medida que a população cresce, afeta negativamente a qualidade do combustível. A monitorização proativa da qualidade do combustível é tradicionalmente desafiadora devido ao lento feedback dos testes microbiológicos tradicionais. Ao reduzir o tempo destes testes para alguns minutos, testes estes que demorariam dias ou semanas, as equipas operacionais podem abordar e validar soluções de tratamento/armazenamento de combustível de forma imediata e no local.

Os mecanismos de corrosão nem sempre são bem compreendidos, mas a corrosão com influência microbiológica é inegavelmente um contribuinte significativo. Um crescimento microbiológico elevado nas linhas de fornecimento de combustível resulta inevitavelmente na formação de biofilme. Quando uma comunidade de biofilmes é estabelecida, os microrganismos dessa comunidade degradam as condutas e cisternas, comprometendo a sua integridade. Se as condutas e tanques não forem monitorizados, será esperado que falhem. Um rigoroso programa de controlo, suportado por ferramentas de monitorização eficazes, como a monitorização ATP de última geração, permite um controlo superior para evitar a formação de biofilme e reduzir o risco de corrosão por influência microbiológica.

Entre os impactos negativos do crescimento biológico nos tanques de armazenamento subterrâneo (TAS) está a incrustação prematura das linhas de entrega, bem como a obstrução do filtro. O caudal baixo que provoca, significa que o combustível flui mais lentamente enquanto os seus clientes ficam à espera. Um programa de monitorização para detectar o início do crescimento biológico significa que as linhas de combustível serão mantidas limpas e os caudais de abastecimento podem ser maximizados. Os benefícios estão diretamente relacionados com o lucro, considerando que mais combustível poderá ser vendido num período inferior.

Os métodos microbiológicos tradicionais para produtos combustíveis, tendem a ser demorados na obtenção de resultados. Poderão não ser eficazes na quantificação do risco geral, ou ambos. Em vez de gastar vários dias para adquirir dados importantes na manutenção da qualidade do combustível, os produtos da LuminUltra são a ferramenta ideal para fornecer feedback rápido e orientar as atividades de mitigação no local.

Porque nos deparamos com estes desafios?

A água está sempre presente nos combustíveis e lubrificantes líquidos de hidrocarbonetos, pois pode acumular-se no fundo das condutas e tanques de armazenamento. Onde há água, há  microrganismos.

A proliferação microbiológica em água com carga orgânica, pode ocorrer muito rapidamente e pode ter uma infinidade de efeitos graves, incluindo a corrosão do sistema de armazenamento e entupimento de filtros, incrustação e degradação geral do produto. A melhor solução é a deteção precoce e o tratamento proativo.

Havendo a possibilidade de se efetuarem auditorias completas das infraestruturas durante uma só visita, o tempo de vida esperado dos tanques subterrâneos de armazenamento e dos filtros de combustível, pode ser estendido através da mitigação precoce do crescimento microbiológico.

Como é que as soluções de monitorização de última geração de ATP conseguem mitigar estes desafios?

A deteção de contaminação microbiológica precoce, usando os kits de teste de monitorização ATP de última geração da LuminUltra, pode ser alcançada em qualquer hidrocarboneto líquido em que os métodos de cultura sejam tradicionalmente usados. Uma medição precisa do conteúdo microbiológico total em menos de 5 minutos, permitirá aos operadores aprimorar a eficiência em termos de custos operacionais, obtendo resultados completos e quantitativos quase em tempo real. Em caso de contaminação, identifique, trate e teste a eficácia do tratamento e a dosagem de biocida, assim como a limpeza do equipamento, durante a mesma visita, sem ter de esperar pelos resultados que confirmam as ações de mitigação.

Considerando que as consequências da contaminação microbiológica na indústria de combustíveis podem ser desastrosas, ter acesso a dados precisos, e em tempo real, da ameaça biológica tem um valor tremendo. Ao reduzir o tempo de entrega dos testes de dias ou semanas para meros minutos, os técnicos de campo podem abordar e validar soluções imediatamente no local. 

O retorno imediato do investimento, assim como a obtenção de uma maior eficiência geral, podem ser obtidos através da capacidade de otimizar o tratamento químico, alcançando assim o controlo biológico ideal e evitando problemas mais sérios.

Como pode obter poupanças imediatas?

As soluções da LuminUltra podem ajudá-lo a obter maior precisão e poupança substancial no tempo de entrega dos seus testes microbiológicos. Ao reduzir esse intervalo de dias ou semanas para meros minutos, a sua equipa pode abordar e validar soluções no momento.

Considerando que a monitorização ATP de última geração fornece informações gerais sobre o nível de contaminação em 5 minutos, são assim obtidas todas as informações necessárias para acionar medidas corretivas apropriadas, se for caso disso. Obtém-se assim uma redução dos custos gerais dos testes, determinando antecipadamente se são necessários testes mais específicos, ou se o risco geral é baixo, o que significa que as potenciais poupanças no custo total dos testes são tremendas.

Para além desta poupança, o tempo de vida dos tanques de armazenamento subterrâneos, assim como dos filtros de combustível, podem ser estendidos por meio de monitorização e tratamento regulares para mitigar o crescimento microbiológico.

Qual é o retorno do investimento?

Os revendedores de combustíveis que utilizam a solução da LuminUltra alcançarão consistentemente maiores caudais nas pistolas dos dispensadores durante o horário de pico e, consequentemente, irão gerar uma receita operacional superior. Normalmente, é obtido um retorno do investimento, em apenas 80 horas de pico, por dispensador de combustível. Conseguirá obter esses benefícios de forma consistente medindo o volume total de combustível dispensado por mês, após o uso das soluções da LuminUltra e comparando com as estatísticas anteriores.

Teste de kit recomendado

Quench-Gone Organic Modified (QGO-M™)

Usando uma única análise, o Quench-Gone Organic Modified (QGO-M) fornece uma determinação rápida e sem interferências da concentração microbiológica total em qualquer fluido orgânico filtrável ou mistura orgânica com água. Use este kit de teste para quantificar a carga biológica total em amostras de combustível, ou produtos orgânicos, para uma imediata avaliação da contaminação do seu produto, e posteriormente efetue análises adicionais para obter um perfil microbiológico completo do processo.

O kit de teste QGO-M foi desenvolvido para testar misturas orgânicas e/ou de água com baixo teor de sólidos:

  • Aplicações refinarias
  • Combustíveis e água associada a estes 
  • Fluidos e lubrificantes para trabalhos metalúrgicos
  • Salmoura oleosa

São o único fabricante de kits de teste ATP que desenvolveu uma família de kits, cada um otimizado para diferentes aplicações. São também os únicos fabricantes de kits de teste com um método ATP que diferencia bactérias de fungos. Estão, sem dúvida, acima de qualquer um dos seus concorrentes. 

Frederick J. Passman
Presidente da Biodeterioration Control Associates, Inc.