Como utilizar os dados “at-line” da medição microbiológica ATP 2ª geração para obter a excelência operacional

RESUMO

A Wase®- Engenharia, Lda. e a Luminultra Technologies, LTD. são duas empresas privadas que têm como foco a monitorização microbiológica.

 

As ameaças  microbiológicas são abordadas de forma mais eficaz nos seus estágios iniciais de crescimento. Se os microrganismos não forem detetados, não podem ser tratados adequadamente, dando-lhes uma ampla oportunidade de crescer e rapidamente sair do controlo.

De forma a fortalecer a monitorização e determinação de pontos críticos numa rede, foram desenvolvidos estudos quanto ao uso da tecnologia de medição de ATP de 2ª geração, podendo adaptar-se esta metodologia at-line como método para fornecer capacidade útil de deteção, análise e monitorização para gestão do risco de degradação da qualidade da água.

Nesta comunicação pretende-se explicar como é que a amostragem at-line, com resultados em tempo real através da medição de  ATP de 2ª geração da LuminUltra, pode ser usada na obtenção da excelência operacional.

Serão apresentados diferentes casos de estudo efetuados em entidades gestoras internacionais sobre otimização operacional, relativos a:

Tempo no controlo de problemas com contaminações cruzadas em redes de distribuição;

  • Em limpezas e desinfeções de condutas (otimização dos tempos de purga);
  • Frequências de limpezas de reservatórios;
  • Concentração de cloro residual e sua relação com a carga microbiológica total em “hotspots” na rede previamente definidos.

Para ter acesso ao artigo completo preencha o formulário com os seus dados e receba o texto integral no seu email.

 

  1. Engenheira, Sócia Gerente, WASE®- ENGENHARIA
  2. Mestre, Diretora Regional Europa, Luminultra Technologies ltd

 

DOWNLOAD DO TEXTO INTEGRAL

CONTACTE-NOS