Como Avaliar o Risco de Legionella na Água de Forma Simples e Fiável?

Preocupado com a prevenção e avaliação do risco na sua rede de água? Há uma forma simples que o ajuda na sua avaliação de risco de Legionella

 

Kit ATP 2G
Kit ATP 2G

O KIT ATP de 2a Geração® controla a qualidade microbiológica da água, e serve como um óptimo indicador se há Legionella viva presente. Este controlo representa um verdadeiro desafio para as autoridades públicas e privadas encarregues de fornecer água segura para consumo humano.

Fazer uma análise contínua e rápida de todo o sistema, particularmente nos pontos críticos, ajuda a evitar falhas técnicas e riscos para a saúde.

A análise microbiológica rápida com o KIT ATP de 2ª geração não pode substituir as análises obrigatórias, mas representa uma ferramenta de alerta de primeira linha, de baixo custo, fácil de implementar e que permite identificar a população microbiana de uma rede em tempo real.

A carga biológica total medida pelo KIT ATP 2G® serve como um indicador de qualidade geral.

  Exceder um determinado valor limite crítico pré-definido, pode indicar:

  • Presença de microrganismos patogênicos (Legionella pneumophila, Pseudomonas aeruginosa, etc.);
  • Contaminação por microrganismos ligados à poluição da fonte ou infiltração acidental (Escherichia coli, Bactéria coliforme total, Enterococos);
  • Proliferação bacteriana incomum ou floração de algas devido à poluição orgânica, variação sazonal / climática ou falha nos tratamentos de desinfecção;
  • Existência de biofilmes (Pseudomonas sp., Aeromonas sp., Flavobacterium sp. Etc.) e algumas cianobactérias filamentosas nas paredes das tubagens da rede ou nos filtros de purificação utilizados no tratamento da água.

  Exemplos de aplicações em redes de abastecimento de água:

  • Pontos de captação: Medição da carga microbiológica total viva na água em novos pontos ou para controlo nos existentes;
  • Reservatórios: Monitorização periódica da flora total viva na água, de modo a optimizar os ciclos de limpeza;
  • Condutas: Gestão do risco através da monitorização periódica da flora total viva na água em qualquer altura e em qualquer ponto da rede.
  • Reparação de condutas/fugas: Após a reparação de uma fuga, é possível com o ATP 2G® obter uma medição rápida (in situ em 10 min) da carga microbiológica total viva. Garante-se assim, minutos após a reparação, o controlo da qualidade da água reposta ao serviço.

Related Posts