fbpx

A Piscina do Rio de Janeiro – Um conto de monitorização microbiológica

Terça-feira, 9 de agosto, no Centro Aquático Maria Lenk começou como muitos outros. Atletas e treinadores estavam a preparar-se para competir, multidões estavam a chegar para torcer pelos atletas e os gestores do evento estavam a trabalhar nas mil e uma tarefas necessárias para que fosse possível assistir a um dia inteiro de natação, mergulho e polo aquático. Uma das tarefas parecia passar despercebida. Constatou-se que os tanques que distribuíam os produtos químicos necessários para manter o equilíbrio de pH das piscinas tinham secado e ninguém notou. Até ter ficado tudo verde, muito verde. A audiência assistiu os atletas mergulharem na água de piscina transformada numa substância verde.

piscina_WASE

Agências de notícias de renome como a CNN relataram que o problema era uma proliferação de algas quando o problema era completamente diferente.

Os gestores do evento tentaram resolver o problema com a água e também combater o problema de relações públicas que se tinha instalado – o público já estavam a associar a água da piscina do Rio de Janeiro à sujidade e a perigo.

Felizmente, neste caso, a água não era potável. Ninguém ficou com problemas de saúde. Aos olhos do mundo, os responsáveis pareceram incompetentes e desorganizados enquanto tentavam descobrir e resolver o problema.

 

O problema em questão foi de natureza química, no entanto facilmente poderia ter envolvido a microbiologia. Não é difícil rir às custas do povo olímpico do Rio de Janeiro, mas o incidente ilustra dois pontos:

  • Os gestores necessitam de ter um conhecimento preciso e em tempo real da composição química e microbiológica da água.
  • Os problemas com água podem rapidamente sair de controlo.

É aqui que entram as soluções da LuminUltra. A monitorização ATP de 2ª geração oferece uma poderosa combinação de velocidade, versatilidade, portabilidade e precisão para testes microbiológicos em qualquer setor que utilize água. Como a primeira linha de defesa para entidades gestoras de água, as nossas ferramentas de teste, líderes da indústria, respondem a perguntas críticas sobre microbiologia da água. Atuamos no local. Descubra a nossa gama completa de soluções de monitorização microbiológica.