fbpx

IDENTIFICAÇÃO DE CARGA MICROBIOLÓGICA

caso-de-estudo-torre-arrefecimentoServiço: Identificação da existência de carga microbiológica na água de uma torre de arrefecimento.

Resumo do serviço: Foi realizada a janeiro de 2017 a recolha de duas amostras da água para análise de risco microbiológico existente no tanque de uma torre de arrefecimento de fluxo induzido, usando para tal o kit de teste rápido ATP2G®, que mede carga microbiológica total na água.

Desafio: A torre encontrava-se na altura fora de operação, e de forma a se poderem realizar todas as operações de manutenção e reabilitação, foi solicitado à WASE a emissão de um relatório onde constassem os resultados de carga microbiológica total na água do tanque da torre, assim como as medidas preventivas para os trabalhadores e ambiente aquando as operações de manutenção e re-comissionamento.

Solução: A análise do risco microbiológico foi efetuada através da tecnologia inovadora “ATP-metry” de segunda geração (ATP 2G™). Trata-se de uma tecnologia de análise microbiológica rápida e simples de usar, de baixo custo e produz resultados fiáveis em apenas alguns minutos.
Tem múltiplas aplicações na indústria da água, bem como para todas as indústrias que utilizam recursos à base de água ou outros fluidos como parte de seu processo de fabrico.
O ATP 2G™ quantifica todos os organismos vivos em ambiente líquido, incluindo algas, fungos e protozoários, para além de bactérias. O ATP 2G™, é um dos métodos mais confiáveis e acessíveis para medir a flora viva total na água ou outros fluidos.

 

As medidas corretivas e de prevenção podem ser tomadas de imediato!

 

caso-estudo-torres-arefecimento2Resultados:  constatou-se que os valores de ATP se encontravam abaixo do valor máximo pelo que se confirmou que a água existente no tanque da torre de arrefecimento tinha baixa carga microbiológica, podendo assim serem feitas as operações de manutenção de imediato.

Para uma avaliação de risco completa a uma torre de arrefecimento há que considerar e controlar 4 parâmetros fundamentais. Este serviço restringiu-se apenas a um deles.

Uma avaliação de risco de legionella completa é algo complexo e que exige a nomeação de um técnico responsável pela instalação assim como tabelas de gestão de risco (onde constem os riscos, medidas preventivas, e ações se os eventos de risco ocorrerem), entre outros.