fbpx
LIMPEZA DE CONDUTAS COM HYDROGEL

SOBRE O HYDROGEL

Ao utilizar a tecnologia Hydrogel, podemos, facilmente e de forma eficaz e económica, remover os resíduos depositados dentro de uma conduta, mesmo os resíduos que aderiram à parede, independentemente do material da conduta.
O Hydrogel é um gel feito à base de água e aditivos utilizados na indústria alimentar, pelo que não contém quaisquer substâncias nocivas ao ambiente e à saúde.
Dadas as características do gel, pode ser aplicado em condutas para transporte de água para consumo humano, com toda a segurança e confiança.
A preparação do gel é feita no local, atendendo às circunstâncias da limpeza.
É possível combinar diferentes consistências de géis com vários agentes, por exemplo, desinfetantes, e desta forma concluir um trabalho de limpeza complexo numa só etapa.
A limpeza de condutas pode ser usada preventivamente de 4 em 4 anos. No entanto, existem sinais de alerta que indicam que está na altura de se efetuar a limpeza, tais como:

• Diminuição de caudais;
• Redução do consumo;
• Águas paradas;
• Temperaturas superiores a 20ºC;
• Condutas com elevado número de fugas de água e reparações.• Zonas em que a temperatura da água ultrapassa os 20ºC;
• Presença de bactérias heterotróficas, protozoários e algas;
• Presença de nutrientes, associados a uma má higienização da rede;
• Presença de biofilme.
• Este método pode ser aplicado em condutas para abastecimento de água para consumo humano, redes de incêndio ou outras condutas de transporte de água para outros fins (aplicação na indústria alimentar).
• Utilizando a limpeza e a desinfeção de condutas com tecnologia Hydrogel é possível reduzir as injeções excecionais de cloro em locais críticos da rede onde seja detetado aumento de carga orgânica.

A TECNOLOGIA DO FUTURO ESTÁ DISPONÍVEL HOJE.
APOSTE NA PREVENÇÃO!

APLICAÇÕES DO HYDROGEL

WASE-HYDROGEL-NANOFLUIDOS

A desinfeção dos sistemas de abastecimento de água é um problema recorrente para os operadores de sistemas.
A membrana bacteriana aderente às paredes das condutas – o biofilme – pode causar contaminações secundárias na água para consumo humano. Além de bactérias que se alimentam à base de ferro e manganês, podem existir outros tipos de microrganismos se as condições forem favoráveis para tal (diminuição de caudais, aumento de temperaturas, reparação de roturas na rede, entre outros).

A legionella pode sobreviver alojada no biofilme e com temperaturas situadas entre os 15ºC e os 20ºC, sem, no entanto, se multiplicar. Em caso de aumento de temperatura, a legionella ficará ativa e ocorrerá certamente a sua multiplicação.

O cadastro pode ser feito em simultâneo com a desinfeção e limpeza mecânica da rede para diâmetros superiores ou iguais ao DN80. O pipe-finder viaja em conjunto com o hydrogel e efetua o cadastro exato do sistema. A caixa pipe-finder percorre a tubagem, dando as coordenadas X-Y-Z desde o ponto de partida, transferindo também os dados do layout da planta do local, assim como a profundidade das condutas. Esta informação pode ser exportada de forma a obter-se o layout do sistema.

Com o objetivo de manter a segurança operacional das principais linhas de distribuição dos sistemas de abastecimento de água, é aconselhável proceder a uma inspeção periódica das condições internas.
A tecnologia Pig + Gel é um método eficaz de inspeção de condutas com gravação vídeo. Durante a operação, um Pig especialmente concebido é conduzido pelo Hydrogel, com uma velocidade pré-definida, obtendo-se as respetivas gravações vídeo.
Esta tecnologia é altamente económica no que diz respeito à inspeção interna de uma conduta de água potável, de hidrocarbonetos ou de outros produtos.

As condutas que transmitem hidrocarbonetos podem ser contaminadas com vários materiais diferentes, tais como parafinas, asfaltenos, areia de sedimento, cal, óxido de ferro, etc.
A tecnologia de limpeza com géis à base de óleo tem sido comprovada como uma das formas mais eficientes para limpar e desidratar os oleodutos de hidrocarbonetos. O grande benefício é conseguirmos diminuir o tempo e o custo da operação pela passagem do gel através do pipeline de uma só vez.

A tecnologia Hydrogel permite efetuar a desobstrução de pigs encravados e a remoção de água em gasodutos.
O grande benefício é conseguirmos diminuir o tempo e o custo da operação pela passagem do gel através do pipeline de uma só vez.

Limpeza de condutas com Hydrogel

QUESTÕES FREQUENTES
baixar-faq-Limpeza-de-condutas-Hydrogel

Limpeza de condutas com Hydrogel

DESCRIÇÃO TÉCNICA
baixar-descricao-tecnica-tecnologia-Hydrogel

Limpeza de condutas com Hydrogel

FICHA TÉCNICA
baixar-ficha-tecnica-Limpeza-de-Condutas-Hydrogel
Temos a solução certa para si!